Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2017 / Abril / HP amplia capacidade de atendimentos em Oncologia

HP amplia capacidade de atendimentos em Oncologia

A incidência de câncer é cada vez maior em todo o mundo. No Brasil, a doença deve acometer aproximadamente 600 mil pessoas somente neste ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o olhar atento para este cenário, o Hospital Português busca evoluir junto com a cancerologia para promover o cuidado completo do paciente. Avançando nessa meta, em parceria estratégica com o Grupo CAM, a Instituição acaba de inaugurar mais uma unidade ambulatorial do Centro de Oncologia HP (COHP), com localização anexa ao Hospital, no primeiro andar do Centro Médico, expandindo o volume de atendimentos qualificados na prevenção, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer. O incremento da especialidade, com a ampliação física e do número de profissionais especializados em oncologia, praticamente dobra a capacidade de atendimentos do Serviço.   

                                                                                                                        

Na avaliação do presidente do Hospital Português, Orlando Manuel Cunha da Silva, esse investimento beneficia a comunidade, significativamente, em um momento oportuno. “Existe grande procura por atendimentos qualificados em Oncologia, mas poucos centros de saúde do país estão capacitados a realizar integralmente o complexo atendimento oncológico dentro de uma única instituição. Essa foi a principal motivação para ampliarmos a infraestrutura do Serviço e, consequentemente, a capacidade de atendimentos, buscando integrar a expertise e o profundo conhecimento de especialistas que se destacam por seus resultados”. Agora, a equipe de especialistas do Grupo CAM, serviço idealizado pelo professor Dr. Carlos Aristides Maltez com mais de 35 anos de experiência no cuidado de pacientes com câncer, junta-se ao corpo clínico do Hospital Português. Priorizando a qualidade e a segurança assistencial, a equipe assume o compromisso de atender à demanda de pacientes oncológicos que buscam um atendimento personalizado e humanizado. 

 

Coordenador da nova unidade ambulatorial, Dr. Rodrigo Guindalini (oncologista formado pela Faculdade de Medicina da USP e com especialização na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos) informa que o apoio mútuo tem sido a linha de trabalho seguida no envolvimento das equipes. “Estamos atuando de modo integrado, sinérgico, dentro da infraestrutura de ponta do Hospital Português, para formar um verdadeiro time de especialistas na assistência ao paciente. Sabemos que o câncer é uma doença potencialmente curável. Com suporte diagnóstico e terapêutico adequados podemos nos aproximar dos melhores resultados para o paciente”, afirma.   

 

Assistência completa em Oncologia                


Planejada para promover bem-estar e conforto durante o tratamento oncológico, a nova unidade ambulatorial do COHP possui uma infraestrutura moderna e acolhedora, com seis novos leitos para infusão de medicamentos quimioterápicos que se somam aos 33 leitos de internação hospitalar ativos (sendo 28 apartamentos e cinco leitos de enfermaria individuais), aumentando, assim, a capacidade de atendimentos à comunidade. A localização estratégica no primeiro andar do Centro Médico HP favorece o deslocamento ágil e seguro de pacientes para o Hospital, além de promover a integração aos serviços de Radioterapia, Medicina Nuclear e Bioimagem.

 

Os investimentos do HP no campo da Oncologia retratam a tendência mundial, na atualidade, de incorporar o cuidado do paciente com câncer a uma infraestrutura preparada para atendimentos de alta complexidade, na análise do especialista. “Hoje, a nossa equipe  acredita que somente trabalhando próximo às demais equipes do HP e utilizando todos os recursos tecnológicos da Instituição será possível oferecer as melhores soluções para os pacientes. Logo, é essencial que o paciente disponha de um suporte assistencial adequado, que proporcione desde cuidados clínicos até a realização de procedimentos complexos, quando preciso, evitando maiores deslocamentos e riscos associados. É um modelo bem-sucedido no mundo inteiro, sobretudo, nos Estados Unidos”.

 

Seguindo o padrão de acolhimento humanizado da assistência do HP, a nova unidade ambulatorial promove a abordagem individualizada do paciente e o acompanhamento multiprofissional especializado no emprego de tratamentos fundamentados nas mais recentes descobertas da ciência. Todo paciente terá a  oportunidade de um atendimento multiprofissional, incluindo oncologistas clínicos, cirurgiões especializados nas áreas de mastologia, gastroenterologia, ginecologia, cirurgia oncológica, cabeça e pescoço, tórax e urologia, além de enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos. “Cada um dos 14 oncologistas clínicos possui sub-áreas específicas de atuação dentro da Oncologia, ou seja, delimita os tipos de câncer que se propõe a conhecer melhor e tratar. Portanto, o paciente que procura o serviço é assistido por um oncologista clínico sub-especializado dentro da própria especialidade, que tem ao seu lado uma equipe cirúrgica dedicada a cada patologia de base. Assim, oferecemos uma atenção diferenciada e personalizada a todos os pacientes”.

    

Sempre que necessário, a moderna infraestrutura hospitalar do HP é utilizada para realizar a assistência de alta complexidade do paciente oncológico. O acompanhamento dos pacientes internados acontece em dois turnos, sendo realizado por especialistas da nova equipe que visitam os setores de Emergência, Enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva para fazer reavaliação clínica, prescrições médicas e atendimento aos familiares. “Possuir uma equipe capacitada e disponível para dar apoio a todas as unidades de internação é fundamental para a conquista dos melhores resultados no tratamento do paciente, pois nem sempre ele pode esperar pelo dia seguinte para ser atendido. Assim, respeitando a alta complexidade do paciente com câncer, reconhecemos e lidamos também com suas dificuldades sociais, emocionais e físicas”, conclui Dr. Rodrigo.

Revista Imagem Real - Abril 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601