Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2017 / Agosto / Bioética

Bioética

pag Buscando consolidar o propósito de cuidar de pessoas para que vivam melhor, o Hospital Português tem focalizado o aperfeiçoamento assistencial vinculado ao atendimento humano do paciente. Esse foco tem bases na compreensão de que toda pessoa é única e, como tal, deve ser considerada em suas diferentes dimensões, integralmente. Avançando nessa direção, em 2016, o HP criou a Comissão de Bioética para ser uma facilitadora nas questões éticas, de difícil solução, inerentes à rotina de cuidados do paciente. Em conformidade com a legislação brasileira vigente, a Comissão conduz, discute e analisa situações complexas e/ou excepcionais da assistência, apontando soluções relacionadas aos direitos do paciente, ao acolhimento humano na internação, ao emprego de tecnologias e métodos terapêuticos inovadores, dentre outra questões.

Gerente técnico do Hospital, Dr. Mário de Seixas Rocha observa que essa atenção diferenciada da Instituição, para as práticas da assistência, abre um canal de comunicação importante para os diferentes atores envolvidos no cuidado hospitalar (pacientes, familiares, corpo clínico), fortalecendo as relações com ganhos fundamentais para a qualidade da hospitalização. “O dia a dia assistencial é envolto por decisões e demandas de alta complexidade, que abrangem não apenas o reconhecimento dos aspectos clínicos do paciente, como também, o atendimento às suas particularidades psicológicas, sociais, culturais, religiosas, econômicas, dentre outras. Considerar esses múltiplos aspectos é essencial para promover o acolhimento humano, sobretudo, com escuta e reflexão contínuas visando à excelência no cuidado”, destaca o gestor.

Ao longo das últimas quatro décadas, a aplicação da Bioética à rotina das instituições de saúde é um exercício que vem se fortalecendo internacionalmente, através da formação de comissões voltadas especificamente para esse fim. No HP, a Comissão se reúne periodicamente e possui composição multidisciplinar, visando integrar conhecimentos técnico-científicos necessários à avaliação dos múltiplos aspectos relacionados aos desafios éticos, respeitando sempre o fundamento de que “nem tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável”. Assim, a finalidade educativa é outra característica da Comissão que, intermediando as decisões clínicas, produz referenciais de condutas a serem seguidos em circunstâncias análogas. “Através do exercício da bioética, o Hospital promove a disseminação da sua cultura, fundamentada em valores como ética, qualidade, acolhimento e valorização das pessoas, reforçando, portanto, o desenvolvimento de melhores práticas de cuidado humano”, finaliza. 

Clique no link abaixo e leia a revista Imagem Real de Agosto/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601