Notícias Fique por dentro das novidades

Má postura — Hospital Português da Bahia

22 de dezembro de 2017

Má postura

22 December 2017

PosturaA praticidade de ter sempre à mão alguns utensílios de uso pessoal ou profissional é umas das razões para que homens e mulheres utilizem bolsas tiracolo. Com modelos e formatos diversos, este acessório permite transportar uma infinidade de itens no dia a dia, desde maquiagem até equipamentos eletrônicos, como os disseminados smartphones, tablets e notebooks. O problema, segundo os ortopedistas, está no excesso de peso depositado na coluna vertebral. O coordenador médico do Serviço de Emergência em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Português e especialista em coluna vertebral, Dr. Nicolas Gerardo Gómez, destaca que o hábito de carregar bolsas com peso excessivo pode lesionar a coluna e gerar consequências importantes à saúde, em longo prazo, como má postura, artrites, tendinites, hérnia de disco ou desgaste dos discos da coluna vertebral. “O volume da bagagem de mão deve ser sempre proporcional ao peso de quem a transporta, pois afeta a postura e os movimentos. É preciso atentar ainda para o tempo de exposição à carga e o condicionamento físico de cada indivíduo”, adverte.

Pessoas do mundo inteiro sofrem com dores lombares, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para mais de 80% da população mundial esta é a segunda principal causa de ida ao ortopedista. Um dos primeiros sinais de que algo vai mal com o alinhamento da postura, por conta do uso inadequado de bolsas, é o desconforto sentido na região dos ombros. Em muitos casos, este incômodo pode se estender aos músculos do pescoço, braços, quadris e pernas, que acumulam tensão e dor à medida que as horas passam e a sobrecarga muscular aumenta. No caso das mulheres, a combinação de bolsa pesada e salto alto é quase uma certeza de dores articulares crônicas e problemas posturais futuros. “Caminhar com um peso excessivo sobre um dos ombros, gera pressão nas estruturas de um dos lados do corpo. Esta carga assimétrica provoca desequilíbrio e desalinhamento postural, porque a musculatura exausta não dá sustentação correta à coluna”, explica Dr. Nicolas.

O ortopedista orienta medidas simples para evitar esses danos, como escolher bolsas menores, com alças largas e compridas, que possam ser usadas na diagonal para distribuir melhor o peso. Limitar os itens da bolsa, manter o acessório na altura da cintura e trocar de ombro frequentemente são outras formas de prevenir lesões posturais. Alças muito curtas ou longas demais para a estatura do usuário comprometem a postura natural, o equilíbrio durante o deslocamento e favorecem quadros crônicos de dor e inflamação, segundo o ortopedista. Seguir uma rotina de exercícios também ajuda a fortalecer a musculatura e proteger a coluna. Caso essas medidas corretivas não reduzam os sintomas de desconforto, Dr. Nicolas orienta buscar a ajuda de um médico especialista. “O tratamento é sempre individualizado, considerando o tipo e o grau da lesão diagnosticada no paciente. Mas, em todos os casos, envolve o afastamento de situações que geram sobrecarga nas articulações, como o transporte de bolsas pesadas”, finaliza.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Dezembro/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real