Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2017 / Junho / Residência Médica em Infectologia no HP

Residência Médica em Infectologia no HP

13 June 2017

Residentes Dirigida à especialização, a Residência Médica tem como pilar o treinamento em serviço. A implantação do programa corrobora o interesse do hospital em elevar a qualidade da assistência, facilitada pela presença constante do médico residente e das discussões acadêmicas propiciadas pela pós-graduação. Supervisor do Programa de Residência em Infectologia do Hospital Português e líder da especialidade na Instituição, Dr. Alessandro Farias ressalta que o Hospital vem recebendo investimentos progressivos para aprimorar a qualidade da sua assistência – ampliação de serviços, qualificação profissional, Acreditação Hospitalar, Política de Segurança do Paciente, expansão da Residência Médica na Bahia. “O desejo do HP de contribuir para a formação de médicos infectologistas reflete esse momento de expansão e o compromisso com a excelência no cuidado intensivo e na hospitalização” afirma. 

 

O especialista lembra que o pendor do Hospital para o Ensino é notório, desde a criação de estágios de graduação, no passado. Agora, a concepção pedagógica da Residência Médica em Infectologia do HP enfoca a abordagem multidisciplinar, atuação profissional, competências técnica e científica, além da visão global, integrada e crítica da profissão. Desde o início, em 2015, com a aprovação do MEC, o Programa recebe subsídios do Ministério da Saúde com a oferta de bolsas de estudo. A primeira turma conclui o curso em março de 2018, concretizando as contribuições do HP para a saúde baiana. “O Estado da Bahia carece de Programas de Residência Médica em Infectologia com abrangência ampla, envolvendo serviços de alta complexidade, como Oncologia e Transplantes, nos quais o residente pode aprofundar o seu conhecimento”, destaca Dr. Alessandro.

Infectologista do HP, Dra. Miralba Freire destaca que a especialização na área responde ao anseio dos profissionais de Infectologia relacionado à necessidade de formação e qualificação para atendimento no Estado. “A Residência em Infectologia no HP habilita os especialistas no cuidado de pacientes de alta complexidade, estando alinhada com os atuais investimentos de recursos públicos em áreas como medicina crítica e transplantes. A experiência adquirida no primeiro biênio de funcionamento do curso mostra que ele veio para ficar”, avalia. Hoje, a Residência em Infectologia do HP é referência na Bahia; como consequência, possui grande demanda de estudantes para transferência do curso para o HP, além de pedidos de estágio de residentes de outras instituições, inclusive estrangeiros.  

“A disposição, confiança e entrosamento da equipe, aliada ao apoio do Hospital fazem da Residência em Infectologia um ambiente qualificado, consistente e promissor para a formação médica”, conclui Dra. Miralba. Residentes do curso, Ana Vitória Marcondes e Lara Azevedo consideram a especialização uma experiência singular. “Temos o privilégio de vivenciar e internalizar não só a importância dos estudos e das constantes atualizações, mas também a arte de acolher e ajudar o próximo com amor, incondicionalmente. E aprendemos isso com os melhores", diz Lara.  

Diferenciais da Residência Médica em Infectologia do HP

  • Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de excelência;
  • Infraestrutura hospitalar completa e favorável ao aprendizado;
  • Equipe médica qualificada, com perfil de preceptoria, incluindo cinco preceptores infectologistas com título de especialista registrado no Conselho Federal de Medicina (um doutor e mestre, dois mestres e dois especialistas, um com MBA em Administração em Saúde);
  • Preceptora docente na UNEB;
  • Preceptora docente na Residência Médica da UFBA;
  • Participação de reuniões da Comissão de Residência Médica (COREME), que coordena também os Programas de Residência do HP em Cancerologia Clínica, Clínica Médica e Medicina Intensiva.


Leia a revista Imagem Real de Junho/17:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601