Notícias Fique por dentro das novidades

Bons hábitos favorecem o controle da pressão arterial — Hospital Português da Bahia

4 de abril de 2018

Bons hábitos favorecem o controle da pressão arterial

04 April 2018

Além de diminuir o risco de desenvolver hipertensão arterial, uma alimentação balanceada (pobre em sódio e rica em frutas, verduras e legumes) pode ajudar a reduzir os níveis de pressão dos hipertensos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH. Evidências científicas comprovam, entretanto, que não basta reduzir o consumo de sal para evitar a hipertensão; é preciso ir além, adotando outras medidas igualmente benéficas à qualidade de vida. Assim, é necessário aliar o consumo diário de alimentos nutritivos (ricos em potássio, magnésio, cálcio, fibras, dentre outros elementos fundamentais à regulação da pressão arterial), ao controle de peso, à prática de atividade física regular, à consulta médica anual, ao distanciamento do fumo, do álcool, do estresse, das frituras e dos alimentos industrializados e processados, no dia a dia.

Em nossa população adulta a hipertensão é muito comum, atingindo um entre quatro brasileiros, na faixa etária dos 20 aos 50 anos, e mais de 50% das pessoas acima dos 60 anos, conforme dados da SBH. Felizmente, é possível evitar ou controlar o problema, não apenas com uso de medicamentos (quando necessário), mas, também, da adoção de bons hábitos, como uma alimentação nutritiva. Nesta saborosa receita de Peixe com Manjericão, a SBH reuniu alguns ingredientes auxiliares da pressão arterial, do colesterol e do sistema cardiovascular, tais como a Tilápia, peixe rico em ômega-3 (gordura saudável), vitaminas, proteínas e minerais (como potássio, fósforo e selênio); e o manjericão, rico em vitamina A, betacaroteno e minerais, como o magnésio, que protegem os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo do sangue. Confira a receita!

 peixe com manjericão

                   

Peixe com Manjericão

 

Ingredientes
4 filés de Tilápia ou pescada branca
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem*
1 colher de cebola picada
1⁄2 colher de chá de gengibre ralado
1 copo de molho de tomate fresco*
2 colheres de sopa de manjericão
Sal a gosto**

Preparo
Bata no liquidificador o molho de tomate fresco com gengibre, manjericão, sal e reserve. Na panela, coloque o azeite, a cebola e refogue. Acrescente os filés de peixe temperados com sal e, em seguida, o molho com manjericão por cima. Tampe a panela e deixe cozinhar até a água do molho reduzir. Desligue e coloque o azeite por cima dos filés. Sirva.

Nota
*Adaptação da chefe de Nutrição do HP, Gildete Fernandes.

** A recomendação para consumo de sódio para adultos é de até 6g, por dia. Uma colher de café equivale à medida de 5g.

Fonte: http://www.sbh.org.br/

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Abril/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real