Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Abril / Programa de Residência Médica do HP forma novos especialistas

Programa de Residência Médica do HP forma novos especialistas

Programa de Residência Médica do HP forma novos especialistasUma formação profissional sólida, fundamentada em conhecimentos sobre o cuidado do paciente e experiências adquiridas na complexa rotina hospitalar, é condição fundamental para a excelência na prática médica. Esse diferencial curricular, agora, integra a carreira de oito médicos habilitados, em março, nas especialidades de Clínica Médica, Infectologia e Oncologia Clínica, pelo Programa de Residência Médica do Hospital Português. “A cada ano, o HP forma novos especialistas em áreas de alta demanda social, tendo o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o financiamento de bolsas de estudo pelo Ministério da Saúde (MS), durante a especialização”, destaca o coordenador do Centro de Estudos Prof. Egas Moniz (CEPEM) e representante da Comissão de Residência Médica (COREME) no HP, Dr. Reinaldo Martinelli.  

Para conquistar o título de especialista, os médicos vivenciam a rotina assistencial por dois ou três anos, conforme a formação escolhida. Sob a monitoria de preceptores experientes e renomados, os residentes integram equipes multidisciplinares, internalizam melhores práticas de segurança e qualidade no cuidado hospitalar, utilizam tecnologias avançadas, dentre outros recursos de ponta da infraestrutura do HP. “Esse ambiente é altamente produtivo para formar e qualificar o residente”, observa o supervisor da Residência em Infectologia, Dr. Alessandro Farias. Egressas do curso, as infectologistas Ana Vitória Marcondes e Lara Azevedo resumem a experiência de aprendizagem na Instituição como uma oportunidade de conhecimento, troca de experiências, estudo, parcerias, amizade, exemplo, cuidado, dedicação e amor. “Esses são alguns aprendizados que levaremos no coração para disseminar mundo afora”, diz Ana; ”Agradecimentos eternos à família HP”, complementa Lara.

O papel do preceptor, na formação moral dos especialistas para o atendimento humano do paciente e uso de terapias inovadoras, é ressaltado pela Preceptora da Oncologia Clínica, Dra. Renata Cangussú. “Orientamos sobre aspectos técnicos da especialização, como, também, sobre posturas profissionais corretas, ajudando na aquisição de atributos relacionais essenciais à formação em Oncologia Clínica. É uma tarefa difícil, porém, extremamente motivante”, afirma. A especialista Luana Cartaxo destaca alguns diferenciais da formação, como o convívio com especialistas, altamente capacitados, nas equipes multiprofissionais e uso dos mais modernos recursos de medicina complementar. “Esses fatores e o desejo de ser oncologista ajudaram muito na minha formação. Concluir a especialização é muito gratificante. Agradeço ao HP e aos preceptores pela realização deste sonho”, declara.

Preceptora da Clínica Médica, Dra. Flávia Valladares destaca, ainda, os benefícios do Programa para médicos, Instituição e pacientes. “O residente tem a oportunidade de crescer profissionalmente, aliando aprendizados da graduação à prática hospitalar, tornando-se realmente médico. A preceptoria mantém o aprendizado contínuo, acumulando conhecimentos técnicos sobre gestão de pessoas e relações interpessoais. Já o paciente recebe o cuidado médico experiente e o olhar diferenciado do médico recém-formado, ávido por aprendizado. Sinto-me muito realizada por integrar a equipe de preceptores do HP”, conclui.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Abril/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601