Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Agosto / Uso de colírios requer indicação médica

Uso de colírios requer indicação médica

06 August 2018

O hábito de usar colírios por conta própria, sem uma avaliação médica prévia – mesmo na presença de algum desconforto visual, como irritação ou coceira – motiva um alerta importante dos oftalmologistas: a utilização indiscriminada deste medicamento coloca em risco a saúde dos olhos. “Por serem fármacos de uso tópico, aplicados externamente no olho, os colírios dão a falsa impressão de serem inofensivos. Essa é uma crença comum, porém equivocada. Apenas, os colírios lubrificantes e hidratantes oculares podem ser usados sem uma consulta prévia ao oftalmologista, de forma segura pelo paciente, quando respeitados a forma e o tempo de uso. Mas, o especialista deve ser consultado sempre que os sintomas oculares persistirem”, adverte a especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e membro do Serviço Especializado em Oftalmologia do Hospital Português, Dra. Cristina Vargens. 

 

Os riscos à saúde, causados pelo uso indiscriminado de colírios, sem a devida orientação médica, abrangem desde danos oculares localizados (como indução à catarata e à resistência bacteriana, aumento da pressão intraocular e mudanças na flora normal do olho), até problemas sistêmicos (como broncoespasmo, mascaramento de sintomas de patologias preexistentes, agravamento destas condições e demora no diagnóstico). Outro fator importante é que os diferentes problemas oculares – conjuntivites, glaucoma, alergias, corpo estranho, vermelhidão, dentre outros – podem apresentar sintomas parecidos e, também, requererem o tratamento com colírios, sendo, portanto, essencial consultar um especialista. “O atendimento médico especializado com o oftalmologista é imprescindível para um diagnóstico preciso e indicação do tratamento (clínico ou cirúrgico) mais efetivo para cada caso”, orienta.

 

A avaliação oftalmológica de rotina tem, principalmente, caráter preventivo e deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano, por pessoas de todas as idades, mesmo na ausência de sintomas. “Quem já tem um diagnóstico prévio de doença ocular pode ser orientado a retornar para um acompanhamento oftalmológico mais assíduo”, informa a médica. Nos casos que demandam atendimento de urgência e/ou emergência oftalmológica, Dra. Cristina destaca a importância de buscar, imediatamente, cuidado especializado para o rápido controle do dano ocular e tratamento efetivo, favorecendo a reabilitação da estrutura do órgão.  “Tudo o que afeta a saúde ocular, seja por desconforto ou baixa visual, gera situações bastante desagradáveis. Logo, eventos de urgência e/ou emergência necessitam de assistência oftalmológica imediata, para controle da lesão, minimização de sequelas e orientação do retorno ao oftalmologista, assim que possível”, destaca.

 

Atendimento especializado

Oferecer ao paciente prevenção, tratamento e acompanhamento das diversas patologias oculares é a proposta do Serviço Especializado em Oftalmologia do Hospital Português. Integrando diferenciais, como acolhimento humano, atuação ética, centro cirúrgico especializado e avançadas tecnologias da Oftalmologia, o Serviço reúne suporte assistencial de ponta para o cuidado integral dos olhos. O atendimento é realizado por um corpo clínico referenciado no segmento médico-hospitalar (incluindo 12 médicos especialistas e profissionais da equipe multidisciplinar do HP), contemplando as principais subespecialidades da Oftalmologia: Córnea, Glaucoma, Retina, Oftalmopediatria, Catarata, Plástica Ocular, Estrabismo e Lentes de Contato. “Essa infraestrutura moderna gera precisão diagnóstica e segurança no cuidado clínico e cirúrgico. Em breve, o Serviço incluirá assistência oftalmológica de urgência e emergência, ajudando a minimizar a carência por pronto atendimento especializado nesta área, em nossa região”, antecipa. 

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Agosto/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601