Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Dezembro / Benefícios das frutas secas e sementes oleaginosas

Benefícios das frutas secas e sementes oleaginosas

07 December 2018

Ingredientes certos nas receitas de fim de ano, os frutos secos e as sementes oleaginosas (ou nuts) são uma ótima opção para compor a ceia de Natal e, também, para incrementar a alimentação diária, por várias razões: agregam sabor e valor nutritivo importante às refeições, são fáceis de levar na bolsa para lanche, possuem prazo de validade prolongado, podem ser encontrados o ano inteiro, dão saciedade e, ainda, deixam os preparos culinários visualmente mais atrativos. O alto teor calórico concentrado exige moderação no consumo, a fim de evitar excessos e proporcionar quantidades adequadas de energia. Assim, com equilíbrio, é possível tirar o melhor proveito desses alimentos.
As frutas desidratadas beneficiam a saúde de diversas formas. A ameixa, por exemplo, fornece fibras (que regulam a função intestinal) e vitaminas do complexo B (que previnem reumatismo, artrite e aterosclerose); o damasco fornece caroteno, precursor da vitamina A (que protege a visão e o sistema imunológico); a tâmara é rica em potássio (que ajuda no controle da pressão arterial), e a uva passa tem propriedades cicatrizantes, sendo rica em ferro, que melhora a anemia. 
O rol de benefícios ao organismo se aplica, ainda, às sementes oleaginosas, como castanhas e nozes, que integram os dez alimentos mais saudáveis do mundo. Amêndoas, amendoim, avelã, pistache, soja, entre outras, também possuem alta concentração de proteínas antioxidantes, fibras, gorduras insaturadas, minerais e vitaminas (B e E), que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, problemas renais e respiratórios, entre outros. Agora, que você já conhece as razões para incluir estes alimentos no seu fim de ano e dia a dia, confira uma saborosa receita de Bolo Rei – iguaria tradicional da Ceia de Natal da Quinta Portuguesa!  

RECEITA SAUDÁVEL                                                                                                             

Bolo Rei 

Ingredientes

  • 450g de batata-doce
  • 130g de farinha de amêndoa
  • 60g de amido de milho
  • 1 Colher de chá de fermento de padeiro em pó
  • Sumo e raspa de laranja, a gosto
  • 0,5 dl de bebida de amêndoa ao natural
  • 1 Cálice de vinho do Porto
  • 1 Colher de sopa de mel
  • 4 Ovos com gema para pincelar q.b.
  • Frutos secos: 50g de nozes, 200g de frutos desidratados (passas, tâmaras, alperces, cranberry, entre outros)
  • Canela, a gosto
  • Sal q.b.
  • Folha de papel vegetal q.b.
  • Película antiaderente q.b.
  • Coco ralado e frutos secos, a gosto, para decorar


Modo de preparo

  1. Corte os frutos desidratados em pequenos pedaços, macere no vinho do Porto e reserve. Lave, descasque e cozinhe a batata-doce para fazer o purê, com auxílio de uma espátula. Aguarde amornar e peneire a farinha de amêndoa e o amido de milho em um recipiente. Acrescente o fermento de padeiro, a raspa de laranja e misture.
  2. Coloque numa tigela o purê de batata-doce, acrescente gradualmente os ovos, o mel e a bebida de amêndoa, enquanto mexe com um batedor de varas. Tempere com canela, um pouco de sumo de laranja, uma pitada de sal e envolva todos os ingredientes. Aos poucos, junte o preparado de farinhas e misture todos os ingredientes. Por fim, acrescente as frutas desidratadas, bem escorridas, e envolva no preparado. Cubra o recipiente com película antiaderente, sobreponha um pano e deixe a massa repousar por 1 hora e 30 minutos.
  3. Após o tempo de repouso, disponha a massa sobre um tabuleiro forrado com uma forma improvisada de papel vegetal. Utilize um objeto redondo para fazer um furo no meio da forma. Se preferir, use uma forma com fundo removível e furo no centro. Pincele o bolo com gema de ovo e decore com frutos secos.
  4. Leve ao forno pré-aquecido, com temperatura aproximada de 180ºC, por cerca de 40 minutos, até assar e dourar. Quando estiver pronto, retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com coco ralado.

Obs. Rendimento: 10 pessoas/ Calorias: 280,1 kcal por fatia (cerca de 125g). 

Fonte: https://www.teresabranco.com/novidades/receitas-saudaveis/Bolo-rei/593/         

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Dezembro/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601