Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Dezembro / HP celebra mais de quatro décadas de Serviços de Nefrologia

HP celebra mais de quatro décadas de Serviços de Nefrologia

07 December 2018

Com mais de quatro décadas de Serviços de Nefrologia, o Hospital Português celebrou a conquista deste marco histórico, para o segmento médico-hospitalar baiano e para a comunidade da região, com uma programação especial, no dia 20 de novembro. Participaram do evento comemorativo diretores, lideranças médicas e colaboradores, incluindo alguns dos profissionais que ajudaram a escrever a história da Nefrologia na Instituição filantrópica. Presidente do Hospital, Antonio Higino Teixeira Saraiva, destaca o papel essencial da Instituição no atendimento especializado de pacientes com doenças renais. “O HP fez e continua fazendo contribuições fundamentais para a evolução da Nefrologia, na Bahia. Foi pioneiro, dentre os hospitais privados baianos, na realização de hemodiálise crônica (em 1978), um dos primeiros do Nordeste, na realização do transplante renal (em 1980); e criação do Programa de Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), em 1989”, ressalta.

Na parte científica do encontro foram mostrados os principais avanços da Nefrologia (Hemodiálise), nas últimas quatro décadas, do Transplante Renal e do tratamento da Insuficiência Renal Aguda. Atual líder do Serviço, Dra. Maria Fernanda Coelho Alves destaca que diversos especialistas de renome contribuíram significativamente para implantar, consolidar e desenvolver a Nefrologia e Hemodiálise do HP. “Hoje, muitos pacientes se beneficiam desta evolução e crescimento do Serviço, através da moderna infraestrutura, com equipe multiprofissional qualificada, equipamentos de ponta, metodologias inovadoras e medicamentos mais eficazes”, ressalta. 

No Programa de Transplante Renal, tamanho êxito se evidencia nos pacientes com enxerto renal funcionando, há mais de 20 anos, e naqueles que já ultrapassam os 30 anos de cirurgia (a maioria através do Sistema Único de Saúde – SUS). A excelência dos resultados faz do HP um dos principais centros transplantadores do País, na avaliação da ex-líder da Nefrologia, Dra. Margarida Dutra, e dos coordenadores clínico e cirúrgico do transplante renal, Dr. Rogério Passos e Dr. Maurício Fucs, respectivamente. Após a cirurgia, os pacientes continuam sendo acompanhados no ambulatório de transplante, que realiza, também, a avaliação pré-cirúrgica. No encontro comemorativo, alguns pacientes transplantados relataram a experiência de espera e recebimento de um novo rim, além dos diferenciais de acolhimento humano e individualizado do Serviço, emocionando os participantes. 

Outro ponto alto do encontro foi o reconhecimento do trabalho primoroso e dedicado dos profissionais que contribuíram, direta ou indiretamente, para a evolução da Nefrologia e Hemodiálise do HP. As homenagens foram simbolizadas pela entrega de troféus a 18 destes profissionais. Também receberam a homenagem especial dos nefrologistas do Serviço, através de placas de agradecimento, o presidente da Instituição, Antonio Higino (representando as diferentes composições da Diretoria ao longo dos anos), o assessor técnico da Diretoria, Dr. Paulo Magalhaes Bittencourt, e o nefrologista e primeiro coordenador da Hemodiálise, Dr. Ernane Gusmão. A programação foi encerrada de forma lúdica, com uma apresentação musical do cordelista e repentista Bule-Bule – transplantado renal no HP. 

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Dezembro/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601