Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Fevereiro / Radioterapia avançada

Radioterapia avançada

02 February 2018

radioEnquanto a ciência evolui na busca de uma cura efetiva para os casos de câncer, a Radioterapia se utiliza de tecnologias modernas e métodos inovadores, gerando melhores resultados no cuidado humano e individualizado de quem enfrenta a doença. A qualidade de vida experimentada pelos pacientes – antes, durante e depois do processo de reabilitação física de um tumor – é uma das principais conquistas desse avanço, na avaliação do líder do Serviço de Radioterapia do Hospital Português (HP), Dr. Arthur Accioly Rosa. “A cada três pacientes oncológicos, em média, dois deverão receber terapia por radiação. Felizmente, a evolução da assistência com profissionais especializados e estrutura de ponta, hoje, favorece diagnósticos mais precoces e precisos, além de terapias personalizadas, menos invasivas (sem cortes) e mais eficazes, com bem-estar ao longo do tratamento”, ressalta.   

 

É o que tem proporcionado procedimentos inovadores como a Radiocirurgia. Realizado pela equipe da Radioterapia do HP, este método oferece extrema precisão na localização e combate de tumores de difícil acesso, graças ao emprego do Acelerador Linear de última geração (Elekta Axesse). Provido de uma mesa de coordenadas robóticas e integrado a sistemas de localização por imagem (IGRT), o aparelho permite o ajuste remoto da posição do corpo, em até seis eixos de movimento. Este diferencial proporciona precisão milimétrica na emissão de feixes de radiação somente na área-alvo da terapia, gerando mais segurança para o paciente com a proteção das suas estruturas sadias. 

 

De acordo com o especialista, a Radiocirurgia tem beneficiado, principalmente, o combate de tumores do sistema nervoso central, do pulmão e pélvicos. Além de maior conforto nas sessões radioterápicas, outras vantagens estão associadas a esta moderna tecnologia: alta precisão na localização do tumor, poucas aplicações de radiação, menor duração das sessões e, ainda, resultados mais eficazes com a redução dos efeitos colaterais decorrentes da terapia. “Aliado aos demais recursos disponíveis no parque tecnológico do HP, este método tem contribuído, sobretudo, para a maior sobrevida no câncer”, informa.  

 

O especialista se refere não somente ao Acelerador Linear, como, também, aos equipamentos de Tomografia, PET-CT e Ressonância Magnética da Instituição. Desde que foram adquiridos, em comum acordo com o Grupo Delfin, estes meios diagnósticos se tornaram fundamentais na rotina da Radioterapia, oferecendo o suporte de alta resolução de imagens das áreas afetadas pelo câncer. Assim, estas tecnologias têm auxiliado significativamente as equipes multidisciplinares na definição do plano terapêutico mais adequado para a condição de cada paciente. “Atualmente, todos os planejamentos terapêuticos da Radioterapia são baseados nesses recursos de ponta. A partir da melhor qualificação das estruturas envolvidas no tratamento é possível traçar o cuidado individualizado”, observa. 

 

Também nesse aspecto, os pacientes contam com o preparo da equipe especializada do Serviço, incluindo rádio-oncologistas e físicos médicos, tendo ainda o apoio multidisciplinar das demais áreas assistenciais do HP – neurocirurgia, radiologia, neurologia e oncologia clínica. Dr. Arthur destaca que a Instituição dispõe de profissionais que se atualizam continuamente nos principais centros de saúde nacionais e internacionais; um diferencial que se reflete na qualidade dos atendimentos prestados. “Esta qualificação, troca de conhecimentos e experiência constituem o arcabouço necessário à promoção de uma assistência humana e qualificada, com emprego das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado”, finaliza.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Fevereiro/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601