Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Julho / 4 motivos para comer abóbora

4 motivos para comer abóbora

04 July 2018

Quando o assunto é praticidade no preparo culinário, a abóbora é um daqueles legumes versáteis que concentra, ainda, uma vasta propriedade nutricional em sua polpa, casca e sementes. Essas vantagens fazem o fruto ser bastante utilizado em composições caseiras, doces ou salgadas, preparadas no forno ou fogão. A concentração de fibras, proteínas, minerais (como o cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro e magnésio); a variedade de vitaminas (A, C, E, K, do complexo B, dentre outras); e o baixo teor calórico e de carboidratos, também, fazem da abóbora um alimento saudável para ser consumido por pessoas de todas as idades. A seguir, confira quatro razões para incluir este legume nutritivo no seu cardápio diário e uma receita saborosa de Doce de Abóbora Simples, para toda a família!

  1. Olhos e pele saudáveis. A presença de vitamina A, carotenoides e outras substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, na abóbora, torna o seu consumo regular benéfico à visão, pois, ajuda a prevenir patologias como a catarata e doença macular. Essas mesmas substâncias ajudam a manter a pele viçosa e saudável, evitando rugas e marcas de expressão.
  2. Sensação de saciedade. Pobre em calorias e rica em fibras, a abóbora regula o intestino e ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicada nas dietas para redução de peso e das taxas de colesterol ruim (LDL) no sangue.  
  3. Imunidade elevada e prevenção do câncer. O consumo regular de abóbora beneficia o organismo com a absorção de alto teor de betacarotenos e vitaminas (A e C), que melhoram a imunidade, favorecem o combate de infecções e, também, a prevenção do câncer. Pesquisas atestam os benefícios deste legume à saúde masculina, com a prevenção do câncer de próstata.
  4. Controle do diabetes. Comer abóbora ajuda, também, a reduzir as taxas de glicose no sangue, pois o seu baixo índice glicêmico evita picos de insulina no organismo. Essa propriedade favorece a prevenção e o controle do diabetes.

RECEITA

Doce de abóbora simples 

Ingredientes

  • 6 botões de cravo da Índia
  • 1 kg de abóbora sergipana
  • 400g de coco fresco ralado
  • 400g de rapadura ralada
  • 1 pau de canela

Modo de preparo

Numa panela média, coloque a abóbora cortada em cubos (sem casca e sementes), a rapadura, os cravos e a canela. Leve ao fogo baixo. Ao levantar fervura, tampe a panela. Quando a abóbora estiver macia, amasse e acrescente o coco ralado. Mantenha no fogo por mais ou menos 5 minutos. Apague o fogo, deixe esfriar e sirva.

Rendimento: 1 kg| Tempo de preparo: 40 minutos| Nível de dificuldade: elaborada.

Fonte: http://blog.bemglo.com/doce-de-abobora-com-coco-receita-da-bela-gil/  

 

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Julho/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601