Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Julho / HP cria Comitê de Ética e Compliance

HP cria Comitê de Ética e Compliance

05 July 2018

complianceSeguindo uma tendência global do mercado, de promover relações comerciais transparentes e em conformidade com os parâmetros éticos universais e a legislação vigente, o Hospital Português constituiu o seu Comitê de Ética e Compliance (CEC-HP), em maio deste ano. A iniciativa é um desdobramento natural das medidas já desenvolvidas pelo HP, para sedimentar o cumprimento do seu Programa de Ética e Compliance, de acordo com o superintendente administrativo da Instituição e vice-presidente do CEC-HP, Francisco Benício Macedo. “O Comitê agrega os papeis de estabelecer mecanismos de ação, gestão e incentivo à prática da ética, além de difundir, para os colaboradores, o entendimento do Compliance – que nada mais é do que atuar em conformidade com a legislação brasileira, as determinações dos órgãos reguladores da saúde e os regimentos internos do Hospital, inerentes à atividade do cuidado”, informa.

As reuniões periódicas do CEC-HP têm a participação de lideranças de diferentes áreas institucionais, tais como, Diretoria Executiva, Superintendências Médica e Administrativa, Núcleo de Qualidade, Ouvidoria, Gerências Técnica e de Enfermagem e Assessoria de Marketing e Comunicação. Essa formação interdisciplinar é uma das estratégias do HP para obter uma visão integral das condutas do corpo administrativo e assistencial em suas atividades de rotina, quer seja entre colegas de trabalho ou no relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros comerciais, dentre outros públicos externos. “Nossa missão é fomentar as melhores práticas de governança corporativa para consolidar a integridade dos procedimentos hospitalares. O Programa de Ética e Compliance é o guia de todos, no HP, em prol desta meta”, observa o diretor financeiro da Instituição e membro consultor do CEC-HP, Daniel Silva Vitor Bento.

Iniciativas de incentivo à ética, transparência dos processos internos e ao cumprimento de legislações, políticas e diretrizes que regem a atividade hospitalar, marcam diferentes momentos da trajetória do HP. Em 2001, o Hospital criou os Conselhos Técnicos de Ética e de Ética em Pesquisa. Em 2012, constituiu a Comissão Multiprofissional de Ética Hospitalar e lançou o seu Manual de Ética, publicado no site institucional www.hportugues.com.br. Neste mesmo ano, durante o I Simpósio Multiprofissional de Ética Hospitalar, foi instituído o Dia da Ética do HP, em 18 de setembro, data que marca, também, o Dia Mundial da Ética Médica. Em 2017, esta data foi celebrada com o Seminário Multidisciplinar sobre Compliance e a atualização de diretrizes internas, que resultaram na renomeação do Manual de Ética, agora, Manual de Ética e Compliance do HP.

“Essas medidas voluntárias (e que antecedem a vigência da Lei Anticorrupção) evidenciam o compromisso do HP com a busca da prevenção, identificação e reparação efetiva de eventuais inconformidades que afetem a integridade dos seus processos de rotina, em prol da excelência no cuidado do paciente”, conclui o vice-presidente do CEC-HP.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Julho/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601