Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Novembro / Com novos cursos, HP fomenta educação em saúde

Com novos cursos, HP fomenta educação em saúde

19 November 2018

O Hospital Português mantém o histórico de contribuições para a formação e especialização de profissionais do seu corpo clínico: as mais novas capacitações lançadas para o público interno contemplam as áreas de Metodologia Científica e de Projetos de Pesquisa, tendo como público-alvo desde estagiários até os colaboradores das diversas áreas de atuação no Hospital. O superintendente médico do HP, Dr. Vicente Araújo, ressalta que a iniciativa está alinhada com a missão da Instituição Filantrópica, de “realizar atenção integral à saúde, através de assistência médico-hospitalar de alta complexidade e de ações de ensino e pesquisa”.

Com 50 alunos inscritos, as primeiras turmas dos Cursos de Projetos de Pesquisa e de Metodologia Científica serão ministradas pelos professores Dr. Reinaldo Martinelli (coordenador do Centro de Estudos Prof. Egas Moniz – CEPEM) e Dr. Mario Rocha (gerente técnico da Instituição), respectivamente. A previsão de início das atividades é no primeiro semestre de 2019. Os cursos terão duração de 20 horas, distribuídas em 1h30 por dia, sempre em finais de tarde, uma vez por semana. Ao final, o aluno deverá apresentar um projeto de pesquisa de interesse programático do Hospital. Os interessados em participar das próximas turmas e conhecer os novos cursos programados pelo HP devem entrar em contato com o CEPEM para obter mais informações, no telefone 3203-5797.

Em outubro, o Hospital inaugurou ainda o Fórum de Diálogos “Desenvolvendo Habilidades Colaborativas”, para estimular o exercício da multidisciplinaridade, através da troca de experiências profissionais entre os vários domínios do saber presentes na Instituição. Com sessões mensais, abertas, também, para a comunidade acadêmica, o Fórum estreou com apresentações das áreas de Farmácia e Enfermagem, relacionadas à assistência em Oncologia. O II Fórum de Diálogos acontece em 13 de dezembro, em homenagem ao Prof. Dr. Egas Muniz, que deu nome ao Centro de Estudos. Para 2019, estão previstos outros cursos de curta e média duração – este último, com foco inicialmente na área de Enfermagem.

Gerente de Expansão Educacional do HP, a enfermeira Suely Pedreira destaca que as qualificações representam um estímulo para que os profissionais, em atividade no Hospital, comecem a produção de novos conhecimentos, além de um incentivo aos estagiários de todas as áreas do Hospital, que possuem a perspectiva futura de realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC). “O Hospital Português possui uma incomensurável potencialidade com o que se propõe e oferece aos pacientes e colaboradores. A instrumentalização facilita a prática do saber científico”, declara.

Dr. Vicente Araújo lembra que a infraestrutura de ponta, do HP, reúne modernas tecnologias e, sobretudo, especialistas que se destacam pela experiência e conhecimentos profundos em suas áreas de atuação. “Através destes profissionais, a Instituição mantém viva a sua missão na área de Ensino: quer seja fomentando a inovação em saúde baseada em evidências; quer seja contribuindo para a difusão do saber científico e a excelência assistencial, por meio da capacitação e formação de novos especialistas nos Programas de Residência Médica da Instituição”, finaliza.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Novembro/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601