Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2018 / Novembro / Qualificação profissional pró-sustentabilidade

Qualificação profissional pró-sustentabilidade

19 November 2018

Para gerar novos conhecimentos relacionados à sustentabilidade em saúde e motivar o descarte adequado de resíduo hospitalar, o Hospital Português investe na qualificação contínua de equipes assistenciais e administrativas. Nos últimos dois anos, o treinamento Segregação em Foco qualificou mais de 700 colaboradores – médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, auxiliares de higienização, psicólogos, dentre outros. Como consequência, os números alcançados pelo Hospital, com a segregação e descarte de resíduos, mostram o êxito expressivo do investimento em educação pró-sustentabilidade – em 2017, redução de 6,3 toneladas no descarte de resíduos perfurocortantes, comparado ao ano anterior; e encaminhamento, para reciclagem, de 38,5 toneladas de resíduos sólidos, principalmente, papel, papelão e plástico (gerados em maior volume).

Este case de sucesso do HP será compartilhado com organizações do mercado, no Manual de Melhores Práticas Contra o Desperdício (disponível nas versões impressa e on-line), lançado no 6º Congresso Nacional de Hospitais Privados – CONAHP 2018, em São Paulo. Aprovado em duas categorias do CONAHP, o trabalho também será apresentado aos participantes do evento em formato de pôster. A publicação condensa parte da experiência do HP relacionada à prevenção e resolução de problemas associados ao descarte de resíduos de saúde, riscos de acidente de trabalho e implantação de ações voltadas à segregação mais eficiente.

De acordo com a analista de Meio Ambiente Pleno da Instituição, Deneizuela Vigas, a capacitação profissional integra teoria e prática, sendo dividida em três etapas: expositiva (com orientações sobre características físicas, químicas e biológicas dos resíduos, além dos riscos); prática (quando os profissionais aprendem a classificar os tipos de resíduos e realizar o descarte nas lixeiras correspondentes) e debriefing (para feedback, esclarecimentos e correções). Diversas áreas assistenciais e administrativas do HP já participaram do treinamento – Suprimentos, UTI Geral, Laboratório de Análise Clínicas, Emergência Geral, UGH, Almoxarifado, dentre outras. “A capacitação oportuniza o aprendizado do descarte correto às unidades de saúde geradoras de resíduos, conforme legislações vigentes. Mais conscientes, as equipes aderem a este processo e minimizam o volume de resíduos descartados”, avalia.

Para a enfermeira-chefe da Unidade de Terapia Semi-intensiva, Ana Solange Silva, a qualificação dos profissionais da área gerou engajamento, especialmente, das equipes com atuação direta na assistência ao paciente. “Após o treinamento, as equipes compreenderam a importância de segregar o lixo hospitalar adequadamente na rotina assistencial, reconhecendo esta medida como meio relevante de promoção da sustentabilidade e segurança no ambiente hospitalar”.  Enfermeira-chefe da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH), Maria Auxiliadora Evangelista destaca que a capacitação fez os profissionais da assistência se sentirem parte do processo de geração da sustentabilidade hospitalar. “Nossas equipes assistenciais têm participado ativamente desta meta, apresentando grande adesão ao plano de gerenciamento de resíduos. Afinal, somos fonte geradora e necessitamos segregar os materiais descartados da forma correta, para possibilitar a coleta e tratamento diferenciado“, informa.

Diretor financeiro do HP, Daniel Silva Vitor Bento ressalta a atuação socialmente responsável como um exercício inevitável para organizações que buscam se destacar no mercado pela credibilidade e excelência. “Na condição de centro de referência em saúde, o HP sempre esteve atento à atuação sustentável e, a cada ano, amplia o leque de ações focadas nesta meta. O treinamento Segregação em Foco é uma dessas iniciativas institucionais bem-sucedidas”, informa. O gestor acrescenta que o HP desenvolve uma série de ações voltadas à sustentabilidade, integradas ao Projeto HP+ Sustentável: Semana HP de Sustentabilidade; gestão hídrica, realizada pela Central de Inteligência e Monitoramento de Água (pioneira no Norte e Nordeste); Ecoponto de Coleta Voluntária de Óleo Vegetal Saturado, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, dentre outras.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Novembro/18 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601