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Alimentos que dão energia e saúde

13 February 2019

Gildete Fernandes*

Verão, férias e Carnaval são ocasiões que requerem ânimo e vigor para o aproveitamento pleno de cada momento. Uma alimentação adequada pode fornecer os nutrientes essenciais e a dose de energia necessária para vivenciar essas situações com disposição. Antes de sair para se divertir, lembre-se de que, estar bem hidratado e alimentado, faz toda a diferença para o seu bem-estar. Nesse sentido, uma alternativa excelente são os alimentos funcionais (como as frutas, hortaliças, verduras e oleaginosas), pois cumprem a missão de saciar a fome ao mesmo tempo em que fornecem energia e protegem a saúde, graças à ação benéfica no organismo.

Assim, tire proveito das frutas da estação, seja para consumi-las em sua forma natural, ou utilizá-las no preparo de sucos refrescantes, vitaminas e coquetéis energizantes, enriquecidos com aveia, sementes de chia e mel. Abacaxi, goiaba, acerola, melancia, banana, abacate, mamão, são alguns exemplos da diversidade de frutos funcionais disponíveis nas bancas de mercado. Com baixo teor calórico, boa concentração de líquidos, vitaminas (do complexo A, B,C, entre outras) e, também, minerais (como ferro, cálcio e fósforo), a polpa e casca dos frutos tropicais concentram, ainda, propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e o aparecimento de doenças. Outra vantagem é a facilidade de transportar esses alimentos para um lanche saudável, como a salada de frutas.

Raízes cozidas como aipim, batata doce e inhame são outras opções de alimentos calóricos saudáveis, que podem assegurar a energia suficiente na hora do lazer. Massas com molhos de queijos ou carnes também estão liberadas para quem vai se dedicar às atividades que demandam gasto energético. Mas, se você optar pelo circuito carnavalesco, o melhor é fazer uma refeição reforçada e, depois, preparar o seu lanche para levar. O kit de alimentação pode conter um mix de frutos desidratados e oleaginosos (uva passa, banana passa, nozes, amêndoas, castanhas do Pará), sachês de mel, barras de cereal e, claro, água mineral suficiente para todo o trajeto. Essas alternativas simples e práticas evitam os riscos associados ao consumo de alimentos na rua e garantem a qualidade das refeições, antes e durante o lazer na praia ou folia. 

* Chefe do Serviço de Nutrição do Hospital Português.

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