Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Fevereiro / Pernas e pés em evidência

Pernas e pés em evidência

11 February 2019

Para enfrentar o calor do verão, nada melhor do que usar roupas curtas e sandálias abertas, deixando as pernas e os pés à mostra. Além de leveza e frescor na medida certa, esses acessórios podem assegurar conforto e bem-estar físico, se forem escolhidos corretamente. É o que observam os especialistas da Emergência Ortopédica do Hospital Português, Dr. Alan Chagas e Dr. Alexandre Meirelles. Na hora de optar entre os modelos disponíveis de vestuário e calçados, os ortopedistas destacam a importância de avaliar se esses itens, também, se adequam corretamente às necessidades e ao biotipo físico de cada um, evitando desconforto e lesões. “Essa atenção com os membros inferiores previne problemas associados ao uso de roupas ou sapatos apertados, como o inchaço de pernas, tornozelos e pés”, ressalta Dr. Alexandre Meirelles.

Aliás, dor localizada, sensação de cansaço e edema nos membros inferiores são algumas das queixas frequentes nos consultórios médicos, relatadas pelo ortopedista. Tais sintomas podem ter relação com diversos fatores, como a longa permanência de pé ou sentado, e o uso de roupas justas, que dificultam a circulação sanguínea. “Se a peça de roupa ou o calçado provocam forte compressão no corpo, pode haver prejuízo para o fluxo sanguíneo, ocasionando retenção de líquidos e o consequente edema, sobretudo, em pessoas com histórico de problemas circulatórios. Por isso, a preferência deve ser por acessórios confortáveis, produzidos com material maleável e de fácil adaptação ao corpo”, informa Dr. Alexandre Meirelles.                                                                                  

A orientação vale para o dia a dia, para o momento de praticar um esporte, ou mesmo, de enfrentar a maratona carnavalesca; já que quadris, joelhos, pernas, tornozelos e pés merecem atenção voltada ao bom funcionamento da estrutura músculo-articular, de acordo com Dr. Alan Chagas. Assim, se for permanecer de pé, caminhar por horas a fio ou realizar atividades de impacto para as articulações, tem de usar tênis apropriados. Mas não pode ser qualquer tênis, precisa ser um modelo com amortecedor e palmilha ortopédica – recursos especificamente desenvolvidos para cada tipo de pisada, que, assim, atenuam a pressão exercida durante o deslocamento. “Na hora de escolher um calçado é preciso considerar fatores como a atividade em que ele será usado, o tipo de pisada e peso do usuário. O calçado deve atender a essas necessidades de conforto, proteção e absorção de impactos do corpo em movimento, para não causar lesões, nem deformidades, como bolhas, vermelhidão e calosidades”, orienta Dr. Alan Chagas. 

Outra recomendação importante, para diminuir os riscos de lesões comuns, como as torções articulares, é realizar exercícios de alongamento. Esse cuidado frequente ajuda a preparar o corpo para o movimento, pois fortalece a musculatura, aumenta o relaxamento e flexibilidade, diminui a tensão sobre as articulações e ativa a circulação sanguínea. “Alongar a musculatura regularmente, ainda, melhora o equilíbrio e previne o risco de quedas”, acrescenta Dr. Alexandre Meirelles. Para quem já convive com sintomas decorrentes de algum problema ortopédico, o especialista dá um alento. “Diversos tratamentos modernos permitem prevenir o agravamento de problemas músculo-articulares, podendo até reverter essa condição em muitos casos. Por isso, é importante buscar o atendimento ortopédico para o diagnóstico e definição do cuidado mais adequado”, finaliza.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Fevereiro/19 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601