Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Janeiro / Cuide bem dos seus rins

Cuide bem dos seus rins

09 January 2019

HidrataçãoA hidratação do corpo deve ser encarada como prioridade na correria do dia a dia. Nunca deixe que a rotina te faça esquecer das pausas para beber água. Por isso, é importante que você sempre tenha à mão uma garrafinha, para manter a quantidade necessária diária que, para pessoas sem nenhum tipo de insuficiência renal, varia entre dois e três litros de líquidos!
É válido lembrar, também, que encontramos água em alimentos, sendo importante aumentar a ingestão em situações especiais, como calor excessivo, exercícios físicos e em situações que se tenha perda ampliada por outras vias.  “Eliminamos água, principalmente, através da urina e fezes, mas vale lembrar que, durante todo o tempo, estamos perdendo uma determinada quantidade de água, principalmente através do suor.  Por isso, é importante sempre nos hidratarmos”, explica a Dra. Maria Fernanda Alves, líder do Setor de Nefrologia do Hospital Português.

Como a  água representa 60% a 70% do peso da massa corporal de um adulto jovem, ela é essencial à vida! “Hidratar-se é essencial para o bom funcionamento de todos os órgãos . Garante o bom funcionamento dos rins, proporciona a eliminação de diversas toxinas, tem importância no transporte de nutrientes para as células, além de regular a temperatura corporal, desempenhando um papel importante no sistema circulatório”, salienta Dra. Maria Fernanda.

Um importante aviso, entretanto, vem da ideia de que qualquer tipo de bebida poderá funcionar como meio de hidratação. Assim, conforme explica a Dra. Maria Fernanda, há riscos de desenvolvimento de males que podem prejudicar os rins, em caso de consumo exagerado. “O consumo excessivo de produtos ultraprocessados, como refrigerantes, sucos e biscoitos industrializados, temperos e molhos prontos, que são ricos em sal, podem desencadear diversas doenças como a Hipertensão Arterial Sistêmica, Obesidade e o Diabetes Melitus, que, no futuro, podem levar sérios prejuízos aos rins. Além disso, hidratação inadequada pode favorecer a formação de cálculos renais, como também predispor o aparecimento de infecções do trato urinário”, alerta.

 

QUANDO PROCURAR UM NEFROLOGISTA?

Pacientes hipertensos, diabéticos, obesos ou com familiares portadores de IRC (insuficiência renal crônica) devem ir ao nefrologista, pelo menos, uma vez ao ano. Há, também, aqueles pacientes com histórico de cálculos urinários ou infecção urinária de repetição ou com alterações renais comprovadas. Estes devem comparecer ao médico nefrologista com mais frequência. Além disso, Dra. Maria Fernanda orienta a ficar atento ao aparecimento de sinais que indiquem alterações nos rins, como mudanças na cor da urina, odor e volume.  “O surgimento de ‘espuma’ pode significar perda de proteína, pelos rins, e deve ser considerado como um sinal de alerta, bem como, razão para realizar uma avaliação médica e laboratorial junto a um nefrologista”, finaliza. 

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Janeiro/19 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601