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Passou o Natal: hora de se organizar

08 January 2019

Passou o natalDezembro é famoso por ser um mês de aditivos no peso. São muitos eventos de celebração. E celebrar, na nossa cultura e em diversas outras, inclui banquetes. Porém, é válido lembrar que as orientações para quem deseja perder peso, ou se manter no peso atual, é vigiar os dias sem excessos.  É comum para muitas pessoas se planejarem para um período de desintoxicação pós-festas natalinas, mas é importante salientar que o melhor é não se intoxicar. Considerando que não vivemos em um mundo ideal e sempre é preciso relaxar um pouco com a vida, convém beber bastante água para manter hidratação e comer frutas naturais nos intervalos das “intoxicações”, ou até mesmo durante os excessos. Frutas são essenciais uma vez que são ricas em antioxidantes e vitaminas.  Seria o que damos o nome de “redução dos danos a serem causados”.

 

Pensando desse modo, é natural que você possa sair da dieta por um dia. Mas é importante salientar que sair por dois dias já parece um exagero se sua meta for reduzir o peso. Então, um dia de excesso e seis dias de máxima vigilância com foco nos objetivos fazem toda a diferença. Claro que hábitos saudáveis não são fáceis de cultivar. É muito mais fácil se adaptar a hábitos pouco salutares. Mas, não se culpe. Isso é instintivo. Somos evolutivamente mais adaptados a sentir prazer com alimentos gordurosos, açucarados e os ricos em calorias. O que nos diferencia dos outros animais, além do polegar opositor, é a capacidade de racionalizar os instintos. Então, podemos cometer excessos de final de ano para satisfazer nosso lado mais instintivo, mas, temos por obrigação nos cuidar nos intervalos.

 

Hidratar e objetivar

 

Como citado antes, a hidratação é um dos pontos cruciais no sentido de se desintoxicar. Mas é imprescindível frisar que hidratação é com água, não é com suco, não é com refrigerante, não é com cerveja. O que hidrata é água ou soluções isotônicas para atletas. Busque sempre se preservar nesse sentido. Temos na hidratação e nos bons hábitos alimentares uma rotina a ser seguida. Se as festas de final de ano te levam a optar por ceder a alimentos mais gordurosos e pouco saudáveis, entenda que isso deve ser sempre uma exceção.

 

No dia a dia, devemos objetivar comer do modo mais saudável possível:  com o mínimo de gordura trans, mínimo de sal e de açúcares. Gordura é essencial para o nosso corpo, ela participa da transformação hormonal, por isso não é interessante suprimi-la por completo. Mas ela também não é a base da pirâmide alimentar. Muito pelo contrário. Por isso, objetive uma gordura saudável como o azeite de oliva ou o óleo vegetal. Evite fritar coisas. O calor é deletério para a gordura, até mesmo os melhores azeites se transformam em gorduras ruins depois de aquecidos. Evite sal e açúcar. Não são benéficos em sua maioria. Eles são palatáveis e paladar pode ser treinado. Bebida alcoólica aumenta pressão e traz calorias consideradas pouco úteis. Então, evite. Uma taça de vinho tinto seco ao dia é salutar, mas, passando desse ponto, o benefício é questionável. Não tente se sentir farto. Sinta-se saciado, ou até com um pouco de fome no caso do jantar. Lembre-se sempre: café da manhã como um rei, almoço como um príncipe e jantar como um mendigo. Não há falhas nisso.

 

E lembre-se de praticar atividade física. É bom para o corpo e para a mente. Quem pratica atividade física é realmente mais feliz.

 

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