Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Julho / Alimentos bons para a visão

Alimentos bons para a visão

09 July 2019

É fato que manter o equilíbrio na hora das refeições diárias traz diversas vantagens para a saúde. Uma das capacidades beneficiadas por essa atitude é a nossa visão. Isto porque diversos nutrientes presentes nos alimentos naturais exercem função protetora dos olhos: atuam a favor do melhor funcionamento desse sentido e ajudam a prevenir o surgimento de doenças oculares. Nesse rol estão incluídos, por exemplo, o ômega 3 (que contribui para a lubrificação ocular, evitando a síndrome do olho seco), o alho cru (que possui efeito vasodilatador e favorece a redução da pressão ocular), o betacaroteno presente nos alimentos de cor laranja e na vitamina A, assim como, as vitaminas E (presentes em oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, amendoim, abacate, ovos de codorna) e C (também, antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres e ao envelhecimento dos olhos).

Claro que, além de se alimentar de forma saudável, o cuidado com os olhos envolve a necessidade de avaliação especializada, por um médico oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano. Além dessa recomendação, os nutricionistas dão outra dica valiosa para o momento das refeições: quanto maior a variedade de alimentos naturais colorindo o prato, melhor para a saúde visual! Essa diversidade é um indicativo da presença de grupos alimentares diferentes e da consequente ingestão equilibrada de nutrientes (vitaminas e minerais) essenciais ao bom desempenho do organismo. Por exemplo: alimentos nas cores roxa, vermelha e alaranjada revelam a presença de vitaminas A, E e C, enquanto os verdes (hortaliças e vegetais) concentram antioxidantes importantes, como luteína e zeaxantina. Alguns desses ingredientes benéficos para os olhos estão presentes nesta saborosa receita saudável de Berinjela Recheada. Confira, a seguir!

RECEITA SAUDÁVEL - Berinjela Recheada

Ingredientes:

  • Cebola 1 unidade média
  • Tomate 3 unidades médias
  • Alho 10 dentes
  • Berinjela 3 unidades médias
  • Óleo 1 colher de chá
  • Carne moída 450g
  • Sal 1 colher de chá cheia
  • Pimenta-do-reino 1/2 colher de café
  • Cheiro-verde 2 colheres de sopa
  • Arroz 2/3 xícara de chá
  • Água fervente 1 e 3/4 xícara de chá
  • Farinha de rosca 1 colher de sopa rasa


Modo de Preparo:

Pique a cebola, o tomate sem a casca e o alho. Corte a berinjela no sentido do comprimento, retire as sementes e corte novamente em cubos, reservando a casca, que ficará em formato de barca. Em uma panela aquecida, adicione metade do óleo e refogue a metade da cebola e do alho picado. Quando a cebola estiver transparente, adicione a carne moída e refogue até cozinhar bem. Acrescente o tomate picado e a polpa da berinjela em cubos. Tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o cheiro-verde, e cozinhe, por 5 minutos. À parte, refogue o restante do alho e da cebola no óleo, por 2 minutos. Acrescente o arroz e refogue, por mais 2 minutos. Acrescente a água fervente, tampe a panela e cozinhe, por 15 minutos. Junte o arroz cozido e a mistura de carne e berinjela, e recheie as cascas da berinjela. Polvilhe a farinha de rosca na superfície e leve ao forno preaquecido (200 °C), por 8 minutos. Rendimento: 6 porções.

Fonte: https://saudebrasilportal.com.br/ Receita do livro Alimentos Regionais Brasileiros, editado pelo Ministério da Saúde.

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601