Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Julho / Assistência multidisciplinar à saúde

Assistência multidisciplinar à saúde

09 July 2019

O propósito de prestar cuidado especializado e individualizado, centrado no paciente, traz consigo outro grande desafio: a necessidade de desenvolver uma assistência multidisciplinar à saúde. Colocar o paciente no centro do cuidado significa considerar as suas particularidades, a sua história de vida e as condições diretamente relacionadas ao adoecimento. Ao mesmo tempo, demanda a promoção da multidisciplinaridade e do trabalho em equipe, por parte dos centros de saúde, a fim de viabilizar o olhar mais amplo sobre o paciente, conforme observa o superintendente médico do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo. “Na assistência hospitalar, cuja natureza do cuidado em si é complexa, se faz essencial, por parte dos profissionais da saúde, o desenvolvimento de uma visão humana, sistêmica e integral da pessoa adoecida; seja ela um recém-nascido, um adulto ou idoso. O alcance desta meta, no entanto, requer investimentos contínuos em capacitação das equipes com foco na atuação interdependente e complementar”, destaca o gestor.    

Tendo uma cultura muito forte de cuidado centrado no paciente, o HP vem reforçando, a cada ano, as diferentes estratégias empregadas para disseminar o propósito de acolhimento humano, entre as equipes assistenciais. A formação de times de trabalho é uma das mecânicas de ação institucional, que ganhou força durante o processo de padronização das rotinas de assistência aos requisitos internacionalmente reconhecidos. Hoje, a manutenção consecutiva do selo de Acreditação Qmentum representa, não apenas a conquista de melhores práticas na rotina das equipes hospitalares, mas, sobretudo, a manutenção do trabalho integrado, voltado à consolidação da excelência do cuidado. “A humanização, segurança e qualidade no atendimento são pontos fortes do HP, consequentemente, concentram atenção permanente do nosso corpo clínico. No trabalho conjunto, as equipes da Instituição visam um objetivo principal: o aprimoramento da experiência do paciente e dos seus familiares, no período da hospitalização”, afirma Dr. Vicente Araújo.

Reunindo dezenas de especialidades da saúde, o HP utiliza esse diferencial a favor da geração de conhecimentos multidisciplinares fundamentais à atividade hospitalar. Por meio da formação de comissões, sessões clínicas, reuniões, eventos científicos e uso de novas tecnologias de informação – como o aplicativo para cirurgiões MEDT ONE e a rede social corporativa Workplace – dentre outras iniciativas, a Instituição promove a integração das suas equipes, o compartilhamento de informações das atividades de rotina, busca eliminar ruídos e ampliar o nível de engajamento das áreas. Dr. Vicente Araújo ressalta que essas ações colaboram para o amplo entendimento da razão de se trabalhar em um hospital.  “Somos pessoas, cuidando de pessoas. O hospital é o local onde as diversas profissões se encontram com esse mesmo objetivo. Valorizar a multiprofissionalidade é essencial, assim como, criar recursos capazes de gerar envolvimento para o trabalho conjunto, voltado à assistência integral do paciente”, finaliza. 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601