Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Junho / Cuidado multiprofissional na Obesidade

Cuidado multiprofissional na Obesidade

04 June 2019

Doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, a obesidade é a principal epidemia moderna. Um entre cada oito adultos, no mundo, convive hoje com esse problema de saúde crônico e precisa lidar com os mais diversos impactos na qualidade de vida. No Brasil, mais da metade da população está acima do peso, condição que pode levar à obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, mais de 2,3 bilhões de pessoas apresentem sobrepeso e, deste público, cerca de 700 milhões tenham obesidade. O aumento contínuo de novos casos da doença é motivado por fatores de risco como sedentarismo, má alimentação, poucas horas de sono e lazer, estresse, entre outros comportamentos prejudiciais, frequentes na atualidade.

Ao mesmo tempo, evidências científicas, sobre a história clínica de pacientes com sobrepeso, revelam uma propensão maior para diversos problemas de saúde, como, por exemplo, os distúrbios do sono, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer, entre outras patologias que repercutem, diretamente, no bem-estar e agravam a condição de sobrepeso, ao longo do tempo. Esta complexidade da doença, que tem característica multifatorial, ou seja, é desencadeada por aspectos diversos (genética, fatores psicoemocionais do indivíduo, alterações endócrinas, entre outros), demanda atenção individual e suporte especializado das diferentes áreas da saúde – Medicina do Sono, Endocrinologia, Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Enfermagem, entre outras.

Desse modo, o cuidado multidisciplinar, na prevenção do sobrepeso e no tratamento da obesidade, surge como ferramenta eficiente de promoção da saúde e resgate do bem-estar, de forma integral. Olhar para o paciente e não apenas para a doença, comprovadamente, aumenta as chances de resposta terapêutica efetiva, em longo prazo, resultando na superação exitosa do sobrepeso. Em centros de referência, como o Hospital Português, essa meta é compartilhada pelo grupo multidisciplinar. A atuação conjunta visa identificar, primeiro, os fatores individuais que levam ao ganho de peso excessivo para, em seguida, instituir mecanismos personalizados de tratamento. Assim, o foco está no paciente, na sua mudança de atitude, no aprendizado de melhores hábitos de vida e no envolvimento da família neste processo.  

O suporte clínico e psicoemocional (dentro de uma infraestrutura hospitalar de ponta) realizado por profissionais qualificados e experientes, que conhecem as particularidades (clínicas, sociais e psicoemocionais) envolvidas na jornada de redução de peso, é um diferencial do HP, no atendimento especializado, personalizado e multidisciplinar de portadores de sobrepeso e obesidade. Este trabalho assistido, de diminuição da gordura corporal excessiva, por vezes, torna a terapia medicamentosa e a cirurgia bariátrica recursos alternativos – já que não são tidos como únicas soluções viáveis e efetivas contra a doença. Esta tônica está presente nos diferentes serviços de excelência do HP, especialmente, nas especialidades que interatuam diretamente no acolhimento ao portador de sobrepeso e obesidade.

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601