Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Junho / Milho: grão versátil e nutritivo

Milho: grão versátil e nutritivo

05 June 2019

Queridinho das preparações culinárias brasileiras, o milho é o protagonista em diferentes receitas, especialmente, no período junino. A versatilidade deste grão abrange, ainda, alto valor nutricional – já que uma espiga concentra vitaminas, fibras, minerais, proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes essenciais para uma dieta saudável. Tamanha propriedade nutritiva, voltada ao bom funcionamento orgânico, confere ao milho o título de alimento funcional.

Quando inseridos na rotina alimentar (e consumidos com moderação) os grãos de milho beneficiam a saúde integralmente: a propriedade antioxidante favorece o sistema imunológico no combate aos radicais livres, enquanto a presença de fibras auxilia a saúde do coração e do sistema cardiovascular, o controle dos níveis de colesterol e do peso, a melhora do trânsito intestinal e o processo de emagrecimento. Por ser uma fonte rica de calorias, o milho também dá mais energia e disposição, proporcionando sensação de saciedade na medida certa, se consumido moderadamente. 

Diante de tamanhos benefícios, nada melhor do que aproveitar o ensejo das festas juninas para descobrir as diferentes formas de consumo deste alimento saudável. Vale lembrar que o modo de preparo é condição essencial para usufruir do potencial benéfico do milho. Assim, é importante priorizar receitas elaboradas com ingredientes funcionais e baixo teor de gorduras e açucares. Uma dessas opções é a saborosa receita de Canjica de milho verde funcional, que você confere, a seguir. 

RECEITA SAUDÁVEL                                                                                                                            

Canjica de milho verde funcional

Ingredientes

  • 8 espigas de milho verde
  • 600 ml de leite de coco fresco (bater 1 coco seco com 600 ml de água e coar. O resíduo pode ser utilizado em outras preparações, como por exemplo, recheio de tapioca ou bolos)
  • 1 ½ xícara(s) (chá) de açúcar demerara
  • 1 colher rasa de manteiga
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Rale as espigas ou debulhe-as com uma faca. Triture os grãos no liquidificador com um pouco de leite de coco. Coe em uma peneira, espremendo bem. Coloque em um refratário fundo com o restante do leite de coco, o açúcar e a manteiga. Leve para o fogo e mexa até que se forme um creme. Coloque em outro refratário e polvilhe com canela. Depois de frio, leve à geladeira.             

Fonte: http://www.andrezzabotelho.com.br  

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601