Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Notícia

HOME / Hospital / Notícias / 2019 / Junho / O papel da família na unidade hospitalar

O papel da família na unidade hospitalar

04 June 2019

Provocar a reflexão dos profissionais da saúde sobre a inserção (relevante e necessária) da família no plano de cuidado do paciente. Este foi o propósito da palestra “O papel da família na unidade hospitalar”, promovida pelo Serviço Social para Pacientes do Hospital Português, no dia 28 de maio, no auditório da Instituição. Tendo, na abertura, a presença do presidente do HP, Antonio Higino Teixeira Saraiva, do superintendente médico, Dr. Vicente Araújo, e de outras lideranças da Instituição, o encontro foi conduzido pela assistente social do Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos – HUPES, Alba Cristiane da Cruz Costa, motivando a troca de experiências entre os profissionais das duas instituições hospitalares. Para a líder do Serviço Social para Pacientes do HP, Célia Aquino, o momento serviu para evidenciar o quão relevante é a participação da família na hospitalização, durante o processo de reabilitação da saúde do paciente. 

“Na internação, a família passa a assumir diversos papeis relevantes, que contribuem com o trabalho da equipe multidisciplinar: é apoiadora do paciente, dando o suporte psicoemocional no momento de fragilidade e insegurança diante do tratamento; estimula a adesão ao plano terapêutico e, também, se envolve nas questões burocráticas e tomadas de decisões vinculadas à rotina da assistência hospitalar. O encontro trouxe esse olhar externo da especialista convidada, mostrando o acolhimento à família do paciente, na rotina dos profissionais da área, como algo essencial em toda instituição hospitalar”, informa.

A iniciativa, realizada no mês comemorativo do Dia Internacional da Família e Dia do Assistente Social (15 de maio), buscou evidenciar, ainda, o acolhimento da família do paciente como foco de atenção permanente do HP nas capacitações de equipes. A Instituição busca promover esse envolvimento entre profissionais, clientes e os seus acompanhantes, desde o primeiro contato, fornecendo informações e materiais institucionais, relacionados ao funcionamento hospitalar e às demais questões pertinentes ao cuidado. “O trabalho da equipe de Serviço Social do HP, no grupo multidisciplinar, visa estreitar esses laços, sendo facilitadora no enfrentamento das dificuldades e circunstâncias relacionadas à hospitalização”, conclui a líder da área.

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601