Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Retossigmoidoscopia

HOME / Medicina Diagnóstica / Orientações / Retossigmoidoscopia

Retossigmoidoscopia

O que é a retossigmoidoscopia flexível?

É um exame endoscópico que possibilita a visualização da parte final do intestino grosso: o reto e o cólon sigmóide. Ela é solicitada no intuito de diagnosticar as doenças que acometem o reto e o sigmóide e para rastreamento de pólipos e de câncer colorretal.  O exame é realizado pela introdução de um aparelho flexível (fibroscópio) com iluminação central que permite a visualização do revestimento mucoso de todo o trajeto examinado. Doenças orificiais são melhor avaliadas com retosigmoidoscopia rígida ou anoscopia.

 

Como marcar o exame?

O exame deverá ser marcado na recepção do Setor de Endoscopia no 1º andar do Hospital Português (Telefone 071-32035374 / 071-32035383) das 7:30h às 17:00h de segunda à sexta-feira.

 

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame?

No dia marcado é importante que você compareça ao setor após a realização do preparo (vide abaixo) e a seguinte documentação: Cédula de identidade (RG); Cartão e/ou autorização do convênio; Pedido médico (solicitação do exame). ATENÇÃO: Seu exame foi marcado para o dia (___/___/___) ás ______  horas.  O preparo deverá ser realizado às ________ horas do mesmo dia. 

 

Qual o preparo para o exame?

Para o exame é necessário a realização de lavagem intestinal com fleet enema 1-2 horas antes do procedimento.  Para a realização do fleet enema, siga as orientações do fabricante. Mantenha-se preferencialmente em decúbito lateral esquerdo após a aplicação e tente reter o máximo tolerável do enema, postergando a evacuação.  Jejum não é imprescindível, mas recomenda-se uso de apenas um copo de suco pela manhã para evitar ocorrência de náuseas.  Você poderá fazer uso de suas medicações rotineiras.

 

O que acontecerá durante o exame?

Após sua admissão na sala de exame, você será orientado a permanecer em decúbito lateral esquerdo. O médico realizará um toque retal após a lubrificação do ânus com pomada de xilocaína, seguido da introdução do fibroscópio pelo ânus até o sigmóide. O exame é geralmente bem tolerado. Você pode sentir desconforto, pressão e sensação de flatulência pela insuflação de ar, necessária para a visualização do relevo mucoso do intestino. Caso você sinta qualquer desconforto, informe ao seu médico endoscopista. Caso necessário, poderão ser administradas medicações sedativas para permitir um exame tranqüilo e indolor. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada. A duração média do procedimento é de 10 a 15 minutos.

 

Quais os riscos do procedimento?

A retossigmoidoscopia flexível é um exame seguro quando realizado por médicos que foram especialmente treinados e experientes nestes procedimentos. Complicações são excepcionais e incluem sangramento e perfuração do cólon. Sensação de dor e desconforto abdominal podem raramente persistir após o exame, desaparecendo habitualmente após eliminação de flatos e após a primeira evacuação.

 

O que devo fazer após o procedimento?

Após o término do exame, caso você não tenha recebido nenhuma mediação sedativa, você será liberado para retorno ao seu domicílio, podendo exercer suas atividades rotineiras.

O resultado do exame deve ser interpretado de acordo com sua história clínica e exame físico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado. Se necessário, o médico endoscopista poderá entrar em contato direto com ele. Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica. Se forem obtidas biópsias, a análise poderá ser realizada pelo laboratório de anatomia patológica de sua preferência, sendo o resultado entregue pelo mesmo laboratório geralmente em cinco dias úteis. Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou enfermeira.

Caso você apresente qualquer intercorrência: dor persistente ou recorrente, distensão abdominal, evacuação com sangue; febre; dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção endovenosa por favor, entre em contato conosco.

Se você tiver qualquer dúvida e/ou intercorrência, ligue para o Serviço de Endoscopia do Hospital Português das 8:00 ás 16:30 horas, (071) 3203-5374, de segunda a sexta-feira, ou em qualquer outro horário para a Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (071) 3203-5375, 32035377 e solicite contato com a enfermeira encarregada ou com o médico gastroenterologista de plantão.

Clique aqui para acessar o TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601